Pular para o conteúdo principal

Encontro com as "moças do pensionato"!

Hoje, 04 de abril de 2023 - sexta feira santa será dia 07.

Quando a vida se esvai entre nossos dedos - e ela se esvai sempre - eu luto para fechar a mão, de forma a que ela não escorra.

Encontros, grupos. Grupos para fazer coisas, é a minha ferramenta. Todo grupo de fazer coisas eu "to dentro"!
Agora me convidaram para um grupo do reencontro das "Mocas do Pensionato". Fizemos um grupo no whats app para combinarmos e chamarmos as que ainda não nos descobriiram, ou as que não encontramos.
Está muito divertido contar histórias, lembrar amores e doces de ambrosia, comidos de colher no vidro que a mãe mandava de casa. 
Encontros sempre nos trazem graças e recordações que ficaram lá,  perdidas no tempo.
Era um pensionaro de freiras, construido na última rua da cidade que dividia Osório com o BR 101,  que margeia a cidade e a separa da linda montanha da Serra do Mar. Era o lugar onde a cidade terminava. Lá se hospedavam as garotas vindas do interior,  que precisavam viver na cidade para estudar. Só estudantes. Eu era a única que trabalhava. E fui aceita no pensionao porque minha casa havia queimado, e eu não tinha como morar com a minha madrinha que era com quem eu morava desde sempre. Eu fiquei sem roupas, sem nada. Ganhei muito das pessoas. E uns dinheiros que fui nas lojas Marisa e comprei diversos vestidos. Comprei um prateado, lindo., Usava com brincos verdes com prata. Um dia, eu  voltava do banco, para o pensionato, e caiu uma chuva imensa. Cheguei em casa com o bunda de fora, O vestido encolheu tanto, tanto, que virou uma "cropet".
Eu odiava o leite em pó que as ferias ganhavam não sei de onde, e que as gurias diziam que era "Leite dos padres".
Agora contamos histórias, tristes e alegres. Falamos de saudades, de amores. De segredos. Ah,  mas estes a gente não pode contar, afinal amiga é pra ajudar a guardar os segredos da turma. 
Eu sei tantos! viche!
Logo vou contar do encontro, que esta marcado para 16 de setembro de 20223, em Osório. Estamos espalhadas por aí a fora, mas o encontro será la, no berço das nossas lembranças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

19/12/, ULTIMO MES DA DA TRISTE ERA BOLSONÁRICA 2021. O último sábado que antecede ao Natal traz consigo lembranças, saudades, choros, angústias, medos. Tudo aquilo com o que o ser humano vai se deparando com o passar do tempo. Chovia forte. Escureceu no meio do dia. A janela que ora dispomos em nossa sala, me levou a uma pagina de lembranças de Osório. Fotos antigas, comentários, presença de amigos e amigas queridas há muito distantes. Não demoru muito para iniciarmos um encontro virtual e darmos o primeiro passo rumo a um projeto maior de lembranças, recordações, causos e mentiras. O Seco disse que nada pode ser sério. Que precisamos rir e contar o que se passou conosco. Sei lá se poderemos. Afinal, tem aquelas coisas que "nem às paredes confesso"! Faltou dia para terminar os presentes de Natal. Até porque à noite, havia o show do ano: Caetano lindo Veloso, cantando para o Natal. Buenas noches!
Hoje é 11 de abril, sábado de aleluia. Hoje, assisti a uma linda entrevista com Eduardo Moreira e João Paulo Rodrigues, sobre a terra prometida. Sobre a terra e sua missão. Vou lhes contar uma história: Passei grande parte da minha vida acreditando no que dizia a televisão instalada na minha sala. Ao assistir a entrevista que está abaixo, percebi que deveria contar o que tenho aprendido. Porque a verdade sobre o MST não havia chegado na minha vida, antes de as mídias independentes tomarem conta daquela sala, onde hoje não se liga mais nos canais de TV comerciais.Globo, Record, e não sei quais outras. Então, além de assistir entrevistas como esta, tenho tido encontros e reuniões e conhecimentos, e aulas e utilizações que me levaram a entender o quão grande e perigosa foi a mentira da imprensa que nunca se preocupou com a verdade, nem com o povo. Primeiro disseram que o MST era invasor das terras de propriedade das pessoas que as compraram. Mentira. As terras que foram usadas para asse...

O livro das Noivas - 1929

O livro das Noivas Almeri Espíndola de Souza Este é um fragmento do “Livro das Noivas”, escrito em 1929 pela  Julia Lopes de Almeida. “Uma pelle sã, lisa sob um ligeiro "maquillage" é muito mais attrahente que uma pelle estragada, dissimulada sob uma camada de pó ou de "rouge". Existem uns pequenos pulverizadores a vapor que permittem a própria pessoa fazer uma bôa limpeza da pelle, de 8 em 8 dias, ou quinzenalmente. Algumas gottas de benjoim em água de rosas, formam uma mistura que convém ás pelles de oleosidade media. Para as pelles mais oleosas, o limão produz  um excellente effeito. Projecta-se o liquido na pelle sob a forma de vapor e com uma bola de algodão com a qual se esfrega o rosto amassando-o levemente, sempre subindo, desembaraça-se a pelle de suas impurezas. Quando o algodão não ficar mais engordurado a pulverização está terminada. E' preferível deixar a pelle descansar algumas horas antes de empoar novamente. Fora essas pulverizações que, repi...