Pular para o conteúdo principal
As Oficinas Literárias nos encaminham para uma estrada que nos foi descohecida pela vida até aqui. Estamos nos preparando para escrever sobre o golpe de 64 no Brasil e na América do Sul.
Cada livro que eu leio, cada pesquisa que faço, cada  documentário que assisto  sobre  o golpe que pintou de escuro o Brasil de 1964, me surpeendo com  o tamanho da mentira na qual uma parte grande da população do Brasil acreditou. Descubri interesses sujos, ignorância da elite que comandava o país à época e por isso apoiou o golpe, mentiras, falácias criadas em cima das mais sórdidas mentiras, e interesses econômicos dos Estados Unidos. Resumo da mentira: que o Jango iria instalar o comunismo no Brasil, por isso precisaria ser derrubado. Este comunismo tiraria as propriedades dos seus proprietários, tiraria crianças de suas famílias, e instalaria uma ditadura comunista no Brasil. Quando, na realidade, Jango queria implementar as  famosas reformas de base que levariam o Brasil a ter uma reforma agrária, sim, onde terras improdutivas fossem compradas pela união e entregues à agricultura familiar, onde as matérias primas extraídas noBrasil, seriam beneficiadas aqui mesmo, exportando não somente matéria prima, mas produto acabado para assim o nosso país ganhar o valor agregado, gerando empregos, impostos e renda do Brasil para os brasieleiros.
Era, como ainda hoje se vê na America Latina: os Estados Unidos querendo se beneficiar de tudo quanto possa, não fazendo a menor cerimonia para isso, mesmo que seja às custas de mortes, violências e todo tipo de embuste.  Vamos escrever sobre tudo isto. Eu e meus colegas de Oficina Literária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

19/12/, ULTIMO MES DA DA TRISTE ERA BOLSONÁRICA 2021. O último sábado que antecede ao Natal traz consigo lembranças, saudades, choros, angústias, medos. Tudo aquilo com o que o ser humano vai se deparando com o passar do tempo. Chovia forte. Escureceu no meio do dia. A janela que ora dispomos em nossa sala, me levou a uma pagina de lembranças de Osório. Fotos antigas, comentários, presença de amigos e amigas queridas há muito distantes. Não demoru muito para iniciarmos um encontro virtual e darmos o primeiro passo rumo a um projeto maior de lembranças, recordações, causos e mentiras. O Seco disse que nada pode ser sério. Que precisamos rir e contar o que se passou conosco. Sei lá se poderemos. Afinal, tem aquelas coisas que "nem às paredes confesso"! Faltou dia para terminar os presentes de Natal. Até porque à noite, havia o show do ano: Caetano lindo Veloso, cantando para o Natal. Buenas noches!
Hoje é 11 de abril, sábado de aleluia. Hoje, assisti a uma linda entrevista com Eduardo Moreira e João Paulo Rodrigues, sobre a terra prometida. Sobre a terra e sua missão. Vou lhes contar uma história: Passei grande parte da minha vida acreditando no que dizia a televisão instalada na minha sala. Ao assistir a entrevista que está abaixo, percebi que deveria contar o que tenho aprendido. Porque a verdade sobre o MST não havia chegado na minha vida, antes de as mídias independentes tomarem conta daquela sala, onde hoje não se liga mais nos canais de TV comerciais.Globo, Record, e não sei quais outras. Então, além de assistir entrevistas como esta, tenho tido encontros e reuniões e conhecimentos, e aulas e utilizações que me levaram a entender o quão grande e perigosa foi a mentira da imprensa que nunca se preocupou com a verdade, nem com o povo. Primeiro disseram que o MST era invasor das terras de propriedade das pessoas que as compraram. Mentira. As terras que foram usadas para asse...

O livro das Noivas - 1929

O livro das Noivas Almeri Espíndola de Souza Este é um fragmento do “Livro das Noivas”, escrito em 1929 pela  Julia Lopes de Almeida. “Uma pelle sã, lisa sob um ligeiro "maquillage" é muito mais attrahente que uma pelle estragada, dissimulada sob uma camada de pó ou de "rouge". Existem uns pequenos pulverizadores a vapor que permittem a própria pessoa fazer uma bôa limpeza da pelle, de 8 em 8 dias, ou quinzenalmente. Algumas gottas de benjoim em água de rosas, formam uma mistura que convém ás pelles de oleosidade media. Para as pelles mais oleosas, o limão produz  um excellente effeito. Projecta-se o liquido na pelle sob a forma de vapor e com uma bola de algodão com a qual se esfrega o rosto amassando-o levemente, sempre subindo, desembaraça-se a pelle de suas impurezas. Quando o algodão não ficar mais engordurado a pulverização está terminada. E' preferível deixar a pelle descansar algumas horas antes de empoar novamente. Fora essas pulverizações que, repi...