Pular para o conteúdo principal
10 de agosto de 2019

Bom dia, meu povo! Estou de volta. Meu coraçãozinho, apesar de sofrido, por tudo o quanto estamos passando, pelos sobressaltos a que este governo irracional e desumano nos tem exposto, estou aqui, firme e forte. O silêncio é necessário para a reflexão. Isto ficou bem presente em mim, nesta semana de internação hospitalar. Eu recebi muitas visitas. Muitos amigos e amigas queridas me visitaram, me levaram presentes. Coisa boa receber presentes no hospital! Mas teve um quê que me deixou a pensar. Uma colega, minha amiga de muitos anos, que acha que quem quebrou o Brasil foi o PT e que o Lula está milionário. Que roubou e escondeu muito bem, por isso ninguém encontrou nada em seu nome nem de sua familia. Odeia a Dilma e acha que o que estamos pagando ao nosso fundo previdenciário, para repor o que foi roubado de todos os fundos federias, foi roubado pelo PT. Quando estamos na iminência de não ter sequer nossa empresa Caixa, destruida por este governo opositor, e que, por todas estas derrubou o PT, ela ainda acha que o PT destruiu o Brasil. Perguntei-lhe o que ela anda lendo, de onde ela tira as informações que usa, ela me respondeu: eu não vejo nada, não assisto nada. Odeio tudo isto. Vejo algum jornal na TV quando estou passando pela sala! Ora, se você não lê nada, não sabe de nada, nunca viu as publicações do The Intercept Brasil, não sabe sequer da existência das mídias livres, ignora o lado em que está a globo e a familia dona do seu império. Nenhum dos livros que saíram nos últimos 5 anos ela conhece, nenhuma entrevista com Pepe Escobar, nenhuma entrevista com Glenn Grenwald, (Rui Pimenta, Aloisio Mercadante, Leonardo Attuch, Alex Solnik, Fernando Moraes, etc.) todo este povo das mídias livres, ninguém ela conhece e não quer conhecê-los. E aí, me ocorreu algo que eu já havia desconfiado, pelo que ouvi de pessoa que tenho na familia: As pessoas mais cultas, que não são ignorantes, e que odeiam o PT, elas ACHAM. Mas somente ACHAM. Sem nenhum embasamento literário, midiático, sem dado algum, nenhuma participação em algum grupo de discussão seja ao vivo seja nas mídias. Sem leitura, sem boa vontade de entender o que está passando. Não assinam nenhum jornal internacional, tampouco assistem a documentários que lhes possa mostrar o que acontece no entorno da crise pela qual estamos passando. Elas duvidam que interesses americanos em afastar a China do Brasil possa estar no bojo da nossa destruição. Geopolítica lhes parece uma bobagem de uma visionária como a Almeri. Ignoram que o que se passa aqui possa ter alguma interferência de interesses americanos no nosso patrimônio, no nosso petróleo, nas nossas estatais, no nosso satélite localizado na borda da linha do Equador, e que por isso tem uma visão privilegiada, e que é motivo da cobiça americana desde sempre. Então, me parece que nossa missão é a de informar estas pessoas, e as tantas outras que por odiarem o PT, num serviço bem bolado pela globo, ainda que enojadas do Bolsonaro, se negam a saber a verdade. Não sei como faremos isso. Mas me consta que teremos de achar a forma. Já me encontrei com outras pessoas que se posicionaram da mesma forma que a minha amiga. E elas não aceitam discutir política de forma alguma. Na hora de votar, votam em quem? Este é o grande buraco!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encontro com as "moças do pensionato"! Hoje, 04 de abril de 2023 - sexta feira santa será dia 07. Quando a vida se esvai entre nossos dedos - e ela se esvai sempre - eu luto para fechar a mão, de forma a que ela não escorra. Encontros, grupos. Grupos para fazer coisas, é a minha ferramenta. Todo grupo de fazer coisas eu "to dentro"! Agora me convidaram para um grupo do reencontro das "Mocas do Pensionato". Fizemos um grupo no whats app para combinarmos e chamarmos as que ainda não nos descobriiram, ou as que não encontramos. Está muito divertido contar histórias, lembrar amores e doces de ambrosia, comidos de colher no vidro que a mãe mandava de casa.  Encontros sempre nos trazem graças e recordações que ficaram lá,  perdidas no tempo. Era um pensionaro de freiras, construido na última rua da cidade que dividia Osório com o BR 101,  que margeia a cidade e a separa da linda montanha da Serra do Mar. Era o lugar onde a cidade terminava. Lá se hospedavam as g
 Costurando o charque.  Porque se usa charque? Se a gente tem geladeira e se carne fresca é tão melhor? Quero compartilhar com os senhores minha destemida desilusão. Fui ao mercado público e comprei um quilo de charque. Bonito. Magro. Cheiroso até. Chegando em casa, lavei algumas vezes com água quente - minha mãe fazia isto - coloquei metade dele de molho num prato de vidro fundo. Troquei a água diversas vezes. Sorte minha que não convidei as pessoas da casa para um almoço. À noite resolvi encarar o charque, que já estava macio e com pouco sal. Botei na penela de pressão para dar uma cozinhada.  Não deu dez minutos e a casa fedia a carne queimada. Abri a panela. Gol. Tirei tudo de dentro, expulsei a parte queimada e provei. Puro sal. Botei duas batatas inglesas grandes, voltei tudo à panela para minorar o sal que ardia na boca. Mal a panela fez aquele chiado, outro cheiro de queimado. Ah eu botei bastante água nas duas vezes. Abri. Tudo queimado. Amargo. Fedido. Deixei esfriar para

Epílogo para o livro:Banco não dá Bom dia

A casa cor de rosa, com luzes que volteiam suas curvas antigas, dá uma sensação de feminino sagrado, de respeito pelo ventre, pelo seio. Construída no alto da cidade, acompanhada pela sacralidade da Catedral Metropolitana que lhe faz companhia desde sempre; protegida pelos belos seguranças de olhos verdes e ternos pretos impecáveis, com braços longos e olhar atento. Permanecem postados quase estátuas na casa da frente. Ela está iluminada para lembrar que as fêmeas não devem morrer de câncer de mama. Saiu nos jornais e na televisão: o palácio do governo estaria iluminado de cor de rosa para reverenciar as mulheres e sua saúde . Acreditamos que esta casa, que nunca fora comandada por uma mulher, estaria atenta às causas femininas e suas circunstâncias. Não demorou muito para descobrirmos que desta mesma casa uma senhora, sua ilustre comandante, estaria autorizando a que seus homens fortes, de pesados uniformes verdes, usando capacetes resistentes, protegidos por escudos