Pular para o conteúdo principal

Eu tenho intolerância à Lactose

Faz dois anos que tenho indisposição estomacal, indisposição geral, dor de estômago, sensação de estômago estufado, cólicas e inchaço nas pernas. Sono irregular, cansaço e sensação de  ter tomado porre.
Diversas vezes relatei aos meus médicos este estado de indisposição. Fiz diversos exames e nunca se achava nada. Até que uma médica que me atende disse: Isso pode ser Intolerância à lactose. Experimente ficar sem tomar leite e derivados por uma semana.

Eu fiquei dois dias sem tomar leite, principalmente queijo. Murchei! Aliviou meu estômago, meus intestinos, gazes, inchaço das pernas. Sumiu tudo. Nem acredito que não sinto mais nada. Mas se eu comer uma pequena fatia de queijo, as cólicas se manifestam na hora. O queijo tem uma concentração de lactose maior que o leite. Requeijão também tem muita lactose.

É inacreditável que alguém que come leite em todos os pratos, em todas as refeições; que ama leite em tudo, tenha de viver sem uma gota de leite em sua dieta!E, mais inacreditável, como alguém que sempre comeu tudo o que quis, que nunca teve restrição a nenhum tipo de alimento, num determinado dia começa a não poder mais comer leite? Justo leite, o melhor alimento que existe em termos de sabor. Como viver sem comer queijos...queeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijos.......pizzas...molho branco...,requeijão?

Pois euzinha terei de achar outras formas de alimentação, de preferência que me dê o mesmo prazer que os derivados do leite sempre me deram. E isto é para sempre. Nunca mais poderei comer pizza!

Então, vou aprender a comer outras coisas e ....paciência.


O QUE É LACTOSE E LACTASE?
A Lactose é o açucar do leite, um dissacarídeo que com a ação da enzima lactase, tranforma-se em dois monosacarídeos: glucose e galactose. Estes carbohidratos simples, após formados, são facilmente absorvidos pelo corpo. No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
Os sintomas mais comuns são a diarréia (ou à vezes constipação), distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que seu organismo tolera.
Texto tirado da WEB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encontro com as "moças do pensionato"! Hoje, 04 de abril de 2023 - sexta feira santa será dia 07. Quando a vida se esvai entre nossos dedos - e ela se esvai sempre - eu luto para fechar a mão, de forma a que ela não escorra. Encontros, grupos. Grupos para fazer coisas, é a minha ferramenta. Todo grupo de fazer coisas eu "to dentro"! Agora me convidaram para um grupo do reencontro das "Mocas do Pensionato". Fizemos um grupo no whats app para combinarmos e chamarmos as que ainda não nos descobriiram, ou as que não encontramos. Está muito divertido contar histórias, lembrar amores e doces de ambrosia, comidos de colher no vidro que a mãe mandava de casa.  Encontros sempre nos trazem graças e recordações que ficaram lá,  perdidas no tempo. Era um pensionaro de freiras, construido na última rua da cidade que dividia Osório com o BR 101,  que margeia a cidade e a separa da linda montanha da Serra do Mar. Era o lugar onde a cidade terminava. Lá se hospedavam as g...
Um trabalho literário As oficinas Mãos à Obra Literária são um projeto individual - ou quase, já que algumas parceiras abraçaram a ideia, como minha filha Marla que me apoia auxiliando com seus textos e com seus conhecimentos para que as oficinas aconteçam todos os anos e que tenhamos um bom livro publicado ao final. O projeto nasceu da minha vontade solitária de chamar mais pessoas para o universo encantador do livro. Propus uma Oficina de Criação Literárira através da APCEF, onde eu atuava no cargo de Diretora Cultural. Foi uma surpresa maravilhosa receber os diversos colegas da Caixa que desejavam escrever ou melhorar sua escrita criativa. De lá para cá, não parei mais. A cada ano começa um novo projeto que consiste em pensar uma categoria de escrita criativa que será oferecida a quem desejar escrever, contratar um escritor/professor para ministrar a Oficina. Procurar um local parceiro onde possa se realizar as aulas. Buscar um patrocinador. Chamar as pessoas para iniciarem seu...
Eu aprendi historia mais ou menos nas escolas por onde passei. Eram tempos difíceis, com uma ditadura instalada no país, onde a proposta era a de que nada ou quase nada soubéssemos para que nada discutíssemos. Fiquei com um desejo contido de saber. Saber história, saber geografia. Saber da política do Brasil, da América do Sul e do Mundo. Talvez por isso eu estude sempre. Mas na literatura encontrei muitas respostas das tantas perguntas que fiz e me fiz ao longo da vida. Encontrei no escritor e historiador Laurentino Gomes um grande mestre da história do Brasil, da chegada da família real, da independência do Brasil do reino de Portugal e Algarves e por fim da proclamação da república, com todas as implicações e envolvimentos que tudo isso teve. A teia que se formou em torno dessas circunstâncias aqui e na Europa são informações que  todo cidadão deve dominar. Recomendo: Leiam 1808, 1822 e 1889. Uma escrita boa, fácil, de compreensão simples, mas muitíssimo valiosa. As coisas d...